<bgsound src="http://http://www.javascriptkit.com/script/script2/soundlink.shtml" loop=true>
zZze: January 2007

Friday, January 26, 2007

chorão-das-praias (Carpobrotus edulis)

Classificação científica

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Aizoaceae
Género: Carpobrotus
Espécie: C. edulis

Nomenclatura binominal

Carpobrotus edulis
(L.) L. Bolus,

Especies invasoras

"Uma das maiores ameaças das espécies invasoras é o seu contributo para a uniformização global, num processo que aparentemente é inevitável. Aos poucos, as invasões biológicas estão a promover a substituição de comunidades com elevada biodiversidade por “comunidades” monoespecíficas de espécies invasoras, ou com biodiversidade reduzida. Nas situações em que as espécies invasoras pertencem a um tipo fisionómico não existente na comunidade anterior podem promover alterações ainda mais profundas. Um exemplo são as espécies de árvores invasoras que podem transformar uma comunidade herbácea ou arbustiva diversa numa "floresta" monoespecífica.





Outros efeitos podem passar pela alteração dos regimes de fogo e diminuição da quantidade de água disponível; pela alteração da composição e disponibilidade de nutrientes, nomeadamente azoto, no solo e na folhada; pela remoção ou introdução de elementos nas cadeias alimentares; pela própria alteração dos processos geomorfológicos e mesmo pela extinção de muitas espécies.

Quando se verifica a alteração da disponibilidade de nutrientes no solo, as consequências poderão ser mais graves e prolongadas se se tratarem de ecossistemas naturalmente pobres em nutrientes. Nestas condições, as espécies invasoras podem ainda facilitar a invasão por outras espécies exóticas, as quais de outra forma, não teriam capacidade para invadir um ecossistema com baixo teor em nutrientes.

Outros impactos das espécies invasoras incluem a alteração da sucessão de espécies vegetais e das interacções planta-animal associadas, diminuindo a possibilidade de evolução das espécies colonizadoras nativas. As espécies invasoras podem também constituir um problema em projectos de recuperação de ecossistemas degradados, em particular quando impedem o desenvolvimento das espécies nativas.

Todas estas alterações podem ter efeitos profundos na composição da fauna e da flora de uma região e na paisagem como um todo, acelerando drasticamente o declínio da biodiversidade à escala mundial e alterando a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas.

A previsão da crescente globalização dos mercados mundiais, exploração e fragmentação dos ecossistemas naturais e o turismo, movimentando cada vez mais pessoas para os ambientes naturais, corresponde a um aumento dramático da distribuição das espécies exóticas, tanto local como globalmente. Está assim a caminhar-se para a criação de um mundo uniforme, onde faltará a identidade local de cada habitat."

by:

Sunday, January 07, 2007

A viagem do Beagle


"Viagem do Beagle é o título comumente dado ao livro escrito por Charles Darwin publicado em 1839 como Diário e Anotações, o que trouxe a ele considerável fama e respeito. O título se refere à segunda expedição de levantamento topográfico do navio HMS Beagle que zarpou em 27 de dezembro de 1831 sobre o comando do capitão Robert FitzRoy.

Embora a expedição tenha sido originalmente planejada para durar dois anos, ela durou quase cinco anos – o Beagle não retornou até 2 de outubro de 1836. Darwin gastou a maior parte do seu tempo explorando em terra (três anos e três meses em terra; 18 meses no mar).

O livro, conhecido como Diário de Pesquisas de Darwin é um vivido e excitante relato das memórias da viagem e também um detalhado diário científico de campo cobrindo áreas da biologia, geologia, e antropologia e que demonstra o grande poder observacional de Darwin, escrito em um período onde os europeus ocidentais ainda estavam descobrindo e explorando muito do resto do mundo. Embora Darwin tenha revisitado alguns lugares durante a expedição, para um melhor entendimento, os capítulos do livro estão ordenados por referências a lugares e locações ao invés de uma organização cronológica. Embora com compreensão tardia, Darwin iria posteriormente utilizar várias das idéias que são indicadas no livro para o desenvolvimento da Teoria da Evolução."

Wikipedia